GMC-BRAD.BLOGSPOT.COM

Contrariando os twiteiros de plantão, os inuteis formspring.mes da vida e os velhos fotologs emogaypunkgotic, aqui estou eu: BLOG AGAIN! :D

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ciumes e Louco, todo mundo tem um pouco!

De acordo com a psicóloga Ayala Pines, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade."

Bom, ao ler isso no winkpédia hoje, fui totalmente obrigado a discordar da senhora psicologa. A ameaça é PERCEPTÍVEL? ONDE? QUANDO? Só se for com ela! Onde eu vejo o ciumes doentio, eu vejo uma ameaça mais do que imperceptível... alias, não vejo, pois ela é INEXISTENTE!

O amor
gera o ciume...
O ciume gera o ódio...
O ódio destrói o amor...
Ou seja, o ciume destroi o amor.

O amor gera ódio...
o odio gera o amor.
Ou seja, o amor destroi o odio.

O ciume gera ódio...
O ciume tbm gera o amor...
Ou seja, o amor tbm gera o ódio.

E se a gente tentasse tirar o ódio e o ciumes? Deixar-mos só o AMOR, como fica a equação?
Percebem que não tem como? Percebem que estão intimamente ligados por uma rede de sentimento nostálgica e confusa totalmente inexplicável e sem sentido? Porque não basta amar sem ciumes? Porque não basta ter ciumes sem ódio? Porque não basta odiar e pronto? Porque não basta AMAR!?!?

Sempre me falaram que o amor é o maior dos sentimentos... que o amor vence tudo e todos... Bom, porque eu cheguei até aqui então? Outros amores não foram suficientes pra enfrentar as dificuldades que passamos? E meu amor agora, de que vale? Será que ele não é maior do que as diferenças? Do que o orgulho? do que o CIUME? Do que a sociedade? Do que os amigos? Do que A POSSE? Afinal, essa porra de amor é maior do que o que, que não é suficiente pra ultrapassar os obstáculos do dia a dia?

Segundo a psicóloga Mariagrazia Marini, o ciume "apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio".
Ok, entendi... Então vamos lá! Eu sou o único que me dei conta que o grande motivo de perdermos a pessoa amada é o medo de perde-la? As brigas, confusões, discórdias, desgastes e coisas afins que levam ao termino de um namoro são geradas, em grande parte, pelo ciume, que nada mais é do que o medo de se perder o amor da pessoa amada. ¬¬ CONTROVERSO NÃO? É o que dizia a velha música...

"Quem um dia irá dizer que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer
Que não existe razão? "
(Eduardo e Mônica - Legião Urbana)

Seria isso tudo culpa do complexo de Édipo mal resolvido? Ou experiencias ruins das vidas passadas? Ou será que é paranóia pura e aplicada? Só Deus sabe (porque os psicólogos que me desculpem, mas acho que vcs não sabem não).

Dor, raiva, tristeza, inveja, medo, depressão e humilhação, ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração, taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas, questionamento constante, busca frenética de confirmações e acções agressivas e mesmo violentas. PARE E PENSE... VOCÊ NUNCA TEVE NENHUM DESSES SINTOMAS AO GOSTAR DE ALGUEM? É... QUEM NUNCA TEVE CIUMES?...

Voltando ao AMOR: O maior dos sentimentos, o mais glorioso, o que vence a tudo e a todos... É VERDADE? Porque o amor não basta então pra duas pessoas permanecerem juntas? O amor não é capaz de vencer sequer interresses financeiros e profissionais, não é capaz de vencer a opinião dos próximos (E NEM DOS DISTANTES), não é capaz de passar por cima das coisas mais banais do dia a dia. Quem perde uma grande oportunidade por amor hein? Quem passa por cima de todas as dificuldades imaginaveis e inimaginaveis pra continuar do lado do amado (a)? Se fosse assim, ninguem largaria a namorada por causa de um emprego irrecusável em outro país; ninguem terminaria um romance porque passou no vestibular de outro estado; ninguem nunca trocaria seu amor só porque ele mora em outra cidade, vizinha ou distante; ninguem deixaria de amar por causa de cor, raça, beleza, opção sexual, posição social ou cultural; teriamos milhões de casais homossexuais vivendo juntos ao invés de maridos no armário chifrando suas esposas com os ricardões da esquina; O ciume seria meramente um dengo entre os amantes; NÃO EXISTIRIAM BRIGAS, porque o amor superaria todas as dificuldades e divergencias.

MAS, ONDE ESTÁ ESSE TÃO FALADO AMOR QUE SUPERA ATÉ A VONTADE DIVINA? QUE SUPERA AS BARREIRAS SOCIO-ECONOMICO-GEO-CULTURAIS?

Me desculpem... mas ou o amor não é tão invencível assim, ou eu ainda não o conheci de verdade! Será que não? Ou será que eu simplismente não estou sendo hipócrita de falar que só amar basta? Que a banalização do "eu te amo" existe todo mundo sabe, mas não acho que seja meu caso. Não é banalização chorar por alguem, pensar em alguem 24 horas por dia, querer que tudo fosse perfeito com esse alguem ou ter vontade de ser outra pessoa pra não perder esse alguem. Não não, isso não é banalização... isso é AMOR... Amor que não é capaz de vencer nada.

Os valores mudaram, o mundo mudou.... e o amor tornou-se apenas um sentimento secundário jogado no meio da caixa onde está escrito: COISAS QUE PRECISO PRA MINHA FELICIDADE! Mas acho que infelismente, acabou sendo jogado no fundo da caixa, e está ficando cada dia mais esquecido.

Ah, que saudade (como se eu tivesse vivido isso, HIPÓCRITA EU) dos tempos que bastava alguem do seu lado e saúde pra ser feliz. Que não era necessário dinheiro, status, um belo carro, uma casa em lugar nobre, seus amigos achando que vc é o melhor, dezenas de cursos e condecorações e ainda trabalhar 12 horas por dia pra se fingir que é feliz. Que não existia tanto ciumes, era cada um na sua e ponto final.

To cansado de tudo. Minha vontade é deixar tudo de lado. Trabalhar, estudar, me dedicar, e ser SOZINHO... Na boa.... RELAÇÕES INTER-HUMANAS SÃO COMPLICADAS DEMAIS. DEMAIS!!! Como eu já disse aqui uma vez, quem me dera ser um DANCER, pq ser HUMAN tá complicado demais!

Já me extendi demais. Queria ressaltar que esse post não foi feito pensando em uma ou duas pessoas, mas tem muita gente envolvida nessa tormenta sentimental toda. Amigos, ex amigos... namoradas, ex-namoradas, best's e ex best's, familiares, colegas... tudo... TUDO!

Mas fica a dúvida... O QUE É MAIS IMPORTANTE NA VIDA, HAN? AMOR? SEXO? DIVERSÃO? STATUS?

Enfim, já tá tudo embolado demais, comecei falando de uma coisa, e já estou em outra! Fica a conclusão:

Amor? Um dos sentimentos mais FRACOS que existe. E um dos mais complexos também. Amar é ótimo. Perde-lo é péssimo, complexo, as vezes necessário, e sempre dolorido.

Ciumes? Gerado pelo amor, destrói o amor! Ou está em perfeito equilíbrio, ou tudo desanda.

Só pra terminar: Sofrer por amor não tá com nada... amor é igual biscoito: VAI UM VEM DEZOITO!
Ficaadica ;)

Bom, por hoje é só. COMEÇOU TOMA LÁ DÁ CÁ! *-*

Comentem PLEASE ^^
=*

6 comentários:

  1. Então, o que posso dizer do seu desabafo? Fico meio em cima do muro, mas qro resaltar que o AMOR, o ODIO, o CIUME andam juntos e isso não tem como negar e nem fugir! =/
    Conversaremos mais sobre isso depois! ;*

    ResponderExcluir
  2. resumindo o AMOER É UMA DOR

    leodornelles bjs

    ResponderExcluir
  3. Jah falei de te recomendar pra TELEVISA ou GLOBO..
    Mas pensando bem.. Vou dar a idéia de juntar teu blog e fazer um livro de Crônicas..
    Ou então..fazer uma nova temporada de Minha Nada Mole Vida!
    Agora... bota uma recomendação no topo do blog: Necessário QI minimo para leitura e compreensão dos textos a seguir!
    ahuehaue...
    Talvez Miguel Falabela te inclua no elenco do Toma lá, dá cá!! Afinal.. sua nada mole vida tem sido assim ultimamente...rs...
    Te gosto amigo!! Relax, pq no final..tudo passa..
    E lembre, qdo as coisas estiverem ruins...lembre-se que elas podem piorar ainda mais!! rs

    ResponderExcluir
  4. "Me desculpem... mas ou o amor não é tão invencível assim, ou eu ainda não o conheci de verdade"...

    vc tem duvida disso?? nao conheceu! nao q o amor seja invencivel...seu conceito é q esta errado... É q vc quando ama d verdade faz ele si tornar envencivel! FICAADICA


    si nao é invencivel!é pq vc nao ama d verdade..p problema ta em vc, nao fica esperando um amor envencivel pq ele nao vem mesmo, como ja disse é vc q tem q esta disposto a tornar esse amor envencivel!

    ResponderExcluir
  5. Olha sou obrigad a concorda com a psicologa!!! afinal minha irma é uma neh?? rsrsrs olha sia ameaça nao for perceptivel pq o ciumes?? si nao existe medo d perder..pq a existencia do ciumes?? reveja seus conceitos d boa!! acho q vc ta sendo precipitado d mais na hora d escreve..rsrs

    nao fale do amor assim..fale do SEU amor assim...concordo com o anonimo sabe depende d vc torna-lo invensivel ou nao!!!

    bom no mais..concordo com o Chara... vc ta melhorando a escrito..e concordo quando ele disse q precisa d um QI minimo neh?? porra...demorei pra entender certinhu...suahsuhusha

    enfim vlw!!

    i oh! Ha males q vem para o bem!!!

    :p

    ResponderExcluir
  6. mil desculpas, mas tá difícil concordar com esse post absurdo!!
    está claramente explícito que vc nao sabe o significado da palava AMOR!
    Realmente, vc ainda nao conheceu o amor como uma virtude, nao sabe o que o amor é capaz de fazer, de superar, de te fazer viajar, sonhar, ter planos. Enfim, estou falando de amor VERDADEIRO. QUASE tudo fica invensível quando se ama de verdade. Se vc ama de verdade, vc n trai, n mente, n quer ver a pessoa que vc ama mal, n a trata com despeito, respeida, dá carinho, etc.
    Agora...qual a importância da palavra "ciume" (que parece ser o motivo de toda essa revolta) quando vc olha o mundo ao seu redor e vê que o que existe atualmente: pessoas falsas, fofoqueiras, que só querem ver o seu mal, intriguentas, invejosas, mal caráter, infiéis, que só querem ter status, ter uma boa foda garantida, dinheiro, e n estao nem aí pros valores essencias da vida: dignidade, fidelidade, humildade, respeito, etc...dá pra comparar isso tudo com "ciumes"? Me desculpe, mas se vc anda preocurando pela pessoa PERFEITA, que se enquadre totalmente com o que vc espera, vc vai morrer sozinho!! Ninguém é 100%. As vezes a pessoa é carinhosa, mas é infiél, as vezes a pessoa é desligada, mas sabe te dar valor. Enfim..aprenda a conviver com as diferenças. tenho certeza que vc tem seus defeitos..afinal..quem n tem? somos humanos!! se tudo anda em perfeita armonia e exixte ciume, se tem amor verdadeiro, vc n vai mais se importar com o tao falado "ciume", vai ignorar, vai aprender a conviver com essa diferença. mas pelo que eu percebi, vc ainda nao encontrou seu amor verdadeiro. pq quem ama de verdade, n é o ciume que vai fazer destruir a felicidade de duas pessoas que se amam.
    Desculpa pelo comentário, mas é o que eu acho.e mais... encontrar um amor hoje em dia tá difícil viu? nao tá igual biscoito nao..eu mesmo procuro por alguém faz anos...cansei de ser traido(a) feito(a) de otário(a)...enfim..reveja seus conceitos. e seja FELIZ. com, ou sem o "CIUME"
    grande abraço

    ResponderExcluir